Quando se decide comprar um imóvel comercial são necessários alguns cuidados para garantir um bom negócio. Ter atenção durante todas as fases do processo de compra possibilita adquirir o bem sem surpresas e dores de cabeça.

A compra de um imóvel deve trazer benefícios ao negócio, não complicações.

Para facilitar esse processo, preparamos este artigo, no qual listamos 6 cuidados na hora de comprar um imóvel. Confira!

1. Delimitar o perfil do imóvel

O primeiro passo para iniciar a busca é saber as características que o imóvel deve ter. Dentre estas, o tamanho com projeção de crescimento, a facilidade de acesso, inclusive por transporte público, a existência de estacionamento, além do preço médio da região de interesse. 

2. Escolher a localização de acordo com o negócio

Conhecer o zoneamento é fundamental antes da compra de qualquer imóvel, para tanto, consulte sempre um advogado especialista, este profissional lhe orientará sobre a possibilidade ou não de instalação, de seu negócio, na região de interesse. 

3. Analisar previamente a documentação

Procedimento fundamental na hora de comprar um imóvel é analisar previamente a documentação do mesmo, para saber se existe ou não algum impedimento para a venda.

É importante, ainda, conhecer seus proprietários e a situação cadastral dos mesmos já que, além da documentação do imóvel, é indispensável analisar a documentação se seus vendedores (se possuem processos, protestos, negativações, dentre outros apontamentos), é necessário ainda conhecer a existência de empresas dos quais os mesmos são sócios, já que dívidas anteriores podem recair sobre o imóvel vendido, sobre o bem que se pretende adquirir. Para evitar problemas graves a consulta a um advogado é fundamental. 

4. Analisar o contrato

O contrato, além de indicar as partes (quem são os vendedores e compradores), indica ainda a localização do imóvel, a metragem, o preço, as condições de pagamento, os índices de correção, a data em que o bem será transferido ao comprador, os acessórios que acompanharão ou não o imóvel, eventuais multas pelo descumprimento do contrato, obrigações acessórias como notificação para saída de inquilino, direito de preferência, além da condição em que a escritura será outorgada, dentre diversas outras que devem ser vistas e ajustadas, visando evitar problemas graves na finalização do negócio.

Por isso, é fundamental que se consulte um advogado para análise dos termos contratuais. 

5. Avaliar o vendedor

Dentre os cuidados na hora de comprar um imóvel está, ainda, a avaliação documental do vendedor. 

Sendo pessoa física ou jurídica o comprador deve requisitar inúmeros documentos, que deverão ser indicados caso a caso por um advogado especializado, tais documentos são indispensáveis para a comprovação da idoneidade do vendedor, bem como da ausência de ações que comprometam a segurança do negócio.

6. Ter calma para fechar o negócio 

A ansiedade no momento de adquirir um imóvel deve ser controlada. Essa compra deve ser tratada como um investimento: precisa ser lucrativa, planejada com muito cuidado e assistida por advogado especializado na área imobiliária. 

É importante analisar com calma os prós e contras do negócio, considerando a compatibilidade do imóvel com as necessidades e o orçamento do comprador. 

Por isso é importante analisar calmamente todos os fatores: documentação do imóvel e de seus proprietários, localização, estado do imóvel, custo-benefício, possibilidade de reformas etc. Com esses cuidados, é possível ter mais confiança na compra do bem. 

Ficou mais seguro quanto aos cuidados na hora de comprar um imóvel? Então assine a nossa newsletter e acompanhe outras dicas de assuntos importantes!