Ter um negócio envolve uma rotina de constante planejamento, tomada de decisões e inúmeras transações, e tudo isso abrange diversas questões jurídicas.

A demanda jurídica de uma empresa não está relacionada somente aos processos judiciais: envolve negociações, contratos com fornecedores e funcionários, relacionamento com os clientes, entre outras atividades de sua rotina.

Para isso, o auxílio profissional é essencial, e a contratação de um escritório especializado traz diversos benefícios ao negócio.

Se você quer saber se é o momento para terceirizar uma assessoria jurídica para a sua empresa, acompanhe nosso texto!

Porque terceirizar a assessoria jurídica?

Muitas vezes as empresas optam por realizar serviços da área jurídica sem o auxílio de um advogado, decidindo pela contratação apenas para medidas judiciais ou outras onde a intervenção do advogado é obrigatória, com a ilusão de economizar.

Entretanto, a contratação de um escritório de advocacia pra prestação de assessoria jurídica traz diversas vantagens à empresa, sendo um ótimo investimento. Abordaremos alguns dos benefícios logo abaixo.

Economia

A assessoria jurídica dá suporte a todas as fases do negócio, auxiliando o gestor da empresa na tomada de decisões, celebração de contratos, dando mais segurança ao empresário, permitindo que economize tempo e, até mesmo, dinheiro, pois poderá evitar prejuízos.

Isso porque a consultoria permite antecipar os riscos, enxergando problemas futuros e trabalhando antecipadamente nas soluções.

Outro ponto importante é que a contratação de um escritório para assessoria jurídica tem menor custo do que o contrato de um profissional interno, pois não há os custos de encargos trabalhistas.

Ainda, mesmo quando há um departamento jurídico interno, assessoria terceirizada continua sendo vantajosa. Ela atuará junto com o departamento interno, que poderá focar em suas rotinas, enquanto delega ao escritório terceirizado os casos que julgar necessários, recebendo dele todo o suporte necessário.

Praticidade

Com a assessoria jurídica permanente, a empresa terá a seu dispor, sempre que achar necessário, auxílio para a solução de conflitos extrajudiciais, judiciais, administrativos e éticos. 

Assim, não é necessário que a empresa busque por um escritório ou advogado em cada situação. Ainda, evitam-se diversos contratos, pois a assessoria se dará por meio de um acordo de prestação de serviços.

Tudo isso facilita o controle financeiro da empresa, que contará com o custo mensal da assessoria, e não terá surpresas com novos contratos a cada necessidade.

Qualidade do atendimento

Com a assessoria contratada, o escritório de advocacia terá contato frequente com as rotinas da empresa. Isso possibilita um maior conhecimento do escritório na hora de tratar de ações judiciais, impactando diretamente no estudo das demandas e permitindo um atendimento próximo ao cliente.

Ainda, por meio do convívio constante com as peculiaridades da empresa, é possível para a assessoria traçar estratégias a fim de evitar as ações judiciais, atuando em uma prestação de serviços preventiva, mais próxima do perfil do cliente.

Diversidade de especialistas nas mais variadas áreas do direito

Quando se contrata um escritório de advocacia para a prestação de serviços jurídicos, o empresário passa a ter a disposição profissionais com diversos perfis, capazes de atuar em diferentes áreas.

Isso permite direcionamentos mais especializados, pois cada profissional se responsabilizará pelas demandas específicas de sua área.

Sendo assim, se você busca o crescimento do seu negócio, é hora de terceirizar a assessoria jurídica de sua empresa e aproveitar as vantagens dessa contratação!

Agora que você sabe mais sobre por que terceirizar a assessoria jurídica da sua empresa, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!