É comum que, em algum momento, as empresas tenham que lidar com reclamações e insatisfações de seus consumidores. Isso pode acontecer tanto por causa de um produto ou serviço oferecido, quanto pelo mau atendimento prestado. Nos dois casos, deve-se encarar a situação para evitar problemas com os clientes.

Torna-se fundamental para os negócios manter uma boa relação com os consumidores. Pensando isso, preparamos esse artigo com 8 dicas preventivas que você deve colocar em prática.

1. Descreva corretamente os seus produtos

As vendas devem ocorrer com precisão — nem mais, nem menos. Os vendedores precisam saber descrever corretamente todos os produtos que são vendidos, das características aos benefícios. O mesmo ocorre se você tiver uma loja online. Nela, essas informações podem ser acompanhadas de fotos que retratem fielmente os itens.

2. Evite ficar sem estoque

Diante do anúncio de uma promoção, os clientes criam uma expectativa que pode ser frustrada caso não haja estoque ou disponibilidade. Por isso, deixe claro quais são as condições daquilo que está sendo ofertado — inclusive a quantidade de itens. Evite frustrar os seus consumidores ao ficar sem o produto.

3. Tenha cuidado ao enviar os produtos

Se a sua empresa trabalha com entrega ou você tem um e-commerce, redobre a atenção ao enviar os produtos. A embalagem deve ser adequada para que o item seja entregue no mais perfeito estado, sem danos. Caso este seja um alimento, tenha cuidado com aspectos como a temperatura e as condições de armazenamento.

4. Precifique corretamente os itens e serviços

Evite práticas ilegais, como a venda casada. Precifique corretamente os produtos e serviços comercializados pela sua empresa, deixando claro que o valor anunciado é o praticado. Não tente tirar vantagens das condições financeiras do consumidor e ofereça um preço compatível com o que é vendido.

5. Conheça o cliente e as necessidades dele

Para evitar problemas com clientes, você precisa conhecer suas as necessidades. Um software de CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar a estabelecer uma relação entre a sua empresa e a clientela, indicando tudo o que ela gosta ou não. Baseado em informações confiáveis sobre os consumidores, seu negócio conseguirá atendê-los com precisão.

6. Informe, eduque e oriente o cliente

O momento que o cliente entra em contato com a sua marca pela primeira vez já deve ser aproveitado para esclarecer, educar e orientar. As informações, desde então, devem ser expostas de forma clara — do horário de atendimento à melhor maneira de se comprar.

O consumidor só pagará mais caro por um produto se este tiver valor agregado. Para fechar uma venda sem problemas, cabe ao profissional orientar o cliente acerca de todas os benefícios e necessidades durante a jornada de compra.

7. Estabeleça um diálogo aberto com o consumidor

Algumas empresas insistem em não estabelecer um diálogo aberto com os seus consumidores. Elas fazem isso por medo, pois consideram arriscado informar prazos longos, condições de pagamento nada favoráveis, etc. Em vez de mentir, opte por falar a verdade e deixar o consumidor bem informado para que ele decida conscientemente.

8. Tenha todos os procedimentos documentados

Ter todos os procedimentos documentados é essencial para manter a equipe e os clientes cientes das normas da empresa. Assim, evita-se que um vendedor seja mais interessante do que o outro porque ele “facilita” os processos. As regras são únicas e devem ser seguidas sem diferenciações, unificando a marca e transmitindo credibilidade.

Essas ações são preventivas, o que é importante para que sua empresa evite conflitos com os consumidores. Mas além de se prevenir, é fundamental saber lidar com os problemas quando estes surgem. Diante de uma situação assim, não demore para responder, faça isso com calma, mantenha o foco na resolução do problema, peça desculpa e acompanhe o caso até que seja solucionado.

Para evitar problemas com clientes, coloque as estratégias acima em prática e prepare sua equipe para praticar um atendimento de excelência. Isso vai assegurar a fidelização do público-alvo e manterá você protegido de situações desagradáveis. Deixe seu comentário a seguir e conte-nos como a sua empresa se relaciona com a sua base de clientes!